Como se livrar do stress do dia a dia

Quando o estresse se tornar incontrolável, experimente estas ferramentas baseadas em evidências para enfrentá-lo de maneira saudável.

Experiências estressantes são uma parte normal da vida, e a resposta ao estresse é um mecanismo de sobrevivência que nos prepara para responder às ameaças. Algum estresse é positivo: imagine ficar na frente de uma multidão para fazer um discurso e sair do parque. Estressante? Certamente. Mas também desafiador e gratificante.

Mas quando um estressor é negativo e não pode ser combatido ou evitado como dispensas no trabalho ou crise médica de um ente querido ou quando a experiência de estresse se torna crônica, nossas respostas biológicas ao estresse podem prejudicar nossa saúde física e mental.

Felizmente, existem muitas ferramentas baseadas em evidências para ajudar a combater os efeitos negativos do estresse de maneira saudável. Eles recomendam que você:

Tente eliminar os estressores : Se você experimenta ou não um nível intolerável de estresse psicológico, depende da intensidade da situação e também da pessoa que a vivencia. A forma como você percebe e pensa sobre um estressor também pode ter um grande impacto em como você reage. Nem sempre é possível escapar de uma situação estressante ou evitar um problema, mas você pode tentar reduzir o estresse que está sentindo. Avalie se você pode mudar a situação que está causando estresse, talvez abandonando alguma responsabilidade, relaxando seus padrões ou pedindo ajuda.

Cultive o apoio social : Forte apoio social pode melhorar a resiliência ao estresse . Alcance estrategicamente. Alguns amigos ou familiares podem ser bons em ouvir e simpatizar. Outros podem se destacar em ajuda prática, como trazer uma refeição caseira ou cobrir uma hora de cuidado infantil. Dar apoio também pode aumentar as emoções positivas e diminuir as emoções negativas. Apenas certifique-se de que seus relacionamentos permaneçam em equilíbrio. Um amigo que exige apoio, mas nunca o dá, pode aumentar seu nível de estresse.

Relaxe os músculos : como o estresse faz com que os músculos fiquem tensos, ficar estressado pode criar dores de cabeça tensionais, dores nas costas e fadiga geral. Combata o estresse e esses sintomas com alongamentos, massagens ou banhos quentes. Ou experimente o relaxamento muscular progressivo, um método que demonstrou reduzir a ansiedade e melhorar a saúde mental geral. Para praticar o relaxamento muscular progressivo, fique em uma posição confortável e escolha um grupo muscular, como os músculos da perna (a maioria dos praticantes recomenda começar com a parte inferior do corpo e ir subindo). Inspire e contraia os músculos por cinco a 10 segundos, depois expire e solte os músculos repentinamente. Relaxe por 10 ou mais segundos e depois passe para o próximo grupo muscular. Outra opção é o relaxamento muscular progressivo passivo. Essa técnica é semelhante ao relaxamento muscular progressivo, mas pula a etapa de contração. Em vez disso, simplesmente imagine cada grupo muscular de cada vez e concentre-se em relaxar essa parte do corpo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *