Todos sabemos que uma das maiores formas de prevenir a propagação do coronavírus é simplesmente lavar as mãos. Mas também sabemos que uma das consequências da lavagem frequente das mãos é a pele extremamente seca. Nas casas negras, a hidratação é uma segunda natureza depois de lavar as mãos ou o corpo. Mas estes são tempos confusos.
Sem saber o que a hidratação poderia significar à luz dessa pandemia global em expansão, fizemos aos dermatologistas a pergunta simples que estava na mente de muitos: a loção criará germes ou não há problema em hidratar as mãos após a lavagem?
A hidratação evitará irritações severas da pele causadas por ingredientes de produtos conhecidos como dermatite de contato irritante. Quando limpamos, geralmente usamos agentes espumantes irritantes, como sulfatos, porque associamos a formação de espuma e bolhas com a limpeza real. Isso realmente contribui para o ressecamento da pele. Também usamos produtos de limpeza que são alcalinos (pH alto), e estes não apenas irritam a pele, mas também ajudam algumas formas de bactérias a se instalarem.
Segundo os médicos, quando a pele, especificamente a pele das mãos, é exposta a agentes secantes e frequentemente exposta a água e sabão, a hidratação e a umidade são necessárias para proteger a barreira cutânea. E embora a pele rachada ou quebrada nas mãos não exacerbe necessariamente a contração do coronavírus, pode ser um sinal de irritação.
Hidratantes à base de ceramida têm fatores de reposição, e umectantes como glicerina e ácido hialurônico abordam o ressecamento atraindo a umidade. Os médicos também recomendam procurar alguns desses ingredientes testados e comprovados que são essenciais nas famílias negras há décadas, como butyrospermum parkii (mais conhecido como manteiga de karité), petróleo, óleos minerais e o polímero dimeticona à base de silicone. . Não tenha medo de hidratar e massagear nas pontas dos dedos, unhas e cutículas.
Caso você esteja hidratando muitas vezes ao dia após a exposição a desinfetantes para as mãos, surfactantes e água e suas mãos ainda estiverem muito secas, com coceira, ‘erupções cutâneas’ e vermelhas, você provavelmente deve consultar seu dermatologista ou prestador de cuidados primários, pois você pode ter desenvolvido uma dermatite de contato, que pode exigir outro tratamento além de seus emolientes.