Muitos de nós reconhecemos o valor de melhorar nossos sentimentos de auto-estima. Quando nossa auto-estima é mais alta, não apenas nos sentimos melhor sobre nós mesmos, mas também nos tornamos mais resilientes. Estudos de varredura cerebral demonstram que, quando nossa auto-estima é mais alta, é provável que experimentemos feridas emocionais comuns, como rejeição e fracasso , como menos dolorosas e nos recuperemos delas mais rapidamente. Quando nossa autoestima é mais elevada, também ficamos menos vulneráveis à ansiedade ; liberamos menos cortisol em nossa corrente sanguínea quando estamos sob estresse, e é menos provável que permaneça em nosso sistema.
Por fim, ter uma autoestima elevada é realmente bom, mas apenas com moderação. Uma auto-estima muito alta – como a dos narcisistas costuma ser bastante frágil. Essas pessoas podem se sentir bem consigo mesmas na maior parte do tempo, mas também tendem a ser extremamente vulneráveis a críticas e feedback negativo e respondem a isso de maneiras que prejudicam seu autocrescimento psicológico .
Dito isso, certamente é possível melhorar nossa auto-estima se fizermos isso da maneira certa. Aqui estão cinco maneiras de nutrir sua auto-estima quando ela está baixa:
Identifique suas competências e desenvolva-as
A auto-estima é construída demonstrando capacidade real e realização em áreas de nossas vidas que são importantes para nós. Se você se orgulha de ser um bom cozinheiro, dê mais jantares. Se você é um bom corredor, inscreva-se nas corridas e treine para elas. Resumindo, descubra suas principais competências e encontre oportunidades e carreiras que as destaquem.
Procure por atividades e por pessoas que podem ajudar você a sair e se divertir, optar por contratar um programa sexual por exemplo pode ajudar você a conversar sobre seus problemas e te satisfazer.
Aprenda a aceitar elogios
Um dos aspectos mais difíceis de melhorar a auto-estima é que, quando nos sentimos mal conosco mesmos, tendemos a ser mais resistentes aos elogios mesmo que seja quando mais precisamos deles. Portanto, estabeleça a meta de tolerar elogios ao recebê-los, mesmo que eles o deixem desconfortável (e eles o farão). A melhor maneira de evitar as reações reflexas de rebater elogios é preparar respostas simples e treinar-se para usá-las automaticamente sempre que receber um bom feedback (por exemplo, “Obrigado” ou “Que gentileza sua dizer”). Com o tempo, o impulso de negar ou rejeitar elogios desaparecerá – o que também será uma boa indicação de que sua auto-estima está ficando mais forte.
Elimine a autocrítica e introduza a autocompaixão
Infelizmente, quando nossa auto-estima está baixa, é provável que a prejudiquemos ainda mais por sermos autocríticos. Como nosso objetivo é aumentar nossa auto-estima, precisamos substituir a autocrítica (que quase sempre é totalmente inútil, mesmo que pareça convincente) pela autocompaixão . Especificamente, sempre que seu monólogo interior autocrítico entrar em ação, pergunte-se o que você diria a um amigo querido se ele estivesse na sua situação (nós tendemos a ser muito mais compassivos com os amigos do que com nós mesmos) e direcione esses comentários para si mesmo. . Isso evitará prejudicar ainda mais sua auto-estima com pensamentos críticos e, em vez disso, ajudará a construí-la.
Afirme seu verdadeiro valor
O exercício a seguir demonstrou ajudar a reavivar sua auto-estima após sofrer um golpe: Faça uma lista de qualidades que você possui e que são significativas no contexto específico. Por exemplo, se você foi rejeitado pelo seu par, liste as qualidades que o tornam um bom candidato a relacionamento (por exemplo, ser leal ou emocionalmente disponível); se você não conseguiu uma promoção no trabalho, liste as qualidades que o tornam um funcionário valioso (você tem uma forte ética de trabalho ou é responsável). Em seguida, escolha um dos itens de sua lista e escreva um breve ensaio (um a dois parágrafos) sobre por que a qualidade é valiosa e provavelmente será apreciada por outras pessoas no futuro. Faça o exercício todos os dias durante uma semana ou sempre que precisar aumentar a auto-estima.