O verão está ao virar da esquina, o que significa que podemos sair e desfrutar de muitas atividades ao ar livre. Esteja você andando de bicicleta, nadando ou correndo, praticando esportes ou simplesmente fazendo longas caminhadas após o jantar, o verão é um ótimo momento para reviver seu programa de condicionamento físico ou alterá-lo para manter as coisas frescas, envolventes e agradáveis.
Obviamente, o calor do verão traz um risco maior de cãibras de calor, exaustão pelo calor e insolação, portanto, é necessária uma medida de cautela. Para evitar o estresse por calor e desfrutar de atividades ao ar livre durante todo o verão, implemente as seguintes práticas SWEAT:
Protetor solar: a queimadura solar não só é prejudicial à pele e aumenta o risco de câncer de pele, como a queimadura solar pode tornar o movimento doloroso. Em vez de se colocar em risco, certifique-se de aplicar protetor solar antes de sair ao ar livre. Para estabelecer um hábito, deixe um frasco de protetor solar à prova d’água perto da porta da frente, para que, quando você sair, esteja bem ali. Certifique-se de reaplicar a cada poucas horas se você pretende ficar no sol por um tempo.
Água:Estar hidratado é uma ótima maneira de garantir que você esteja pronto para se exercitar no calor. A desidratação pode levar à exaustão pelo calor, bem como ao desempenho prejudicado. A pessoa média normalmente perde cerca de 2,5 litros (84,5 onças) de líquido por dia, uma quantidade que não leva em conta o exercício ou o calor. Para ter uma ideia de quanto líquido é perdido durante o exercício no calor, pese-se antes e depois de uma sessão de treino – isso deve fornecer uma estimativa de quanto líquido é perdido. Outra maneira segura de se manter hidratado durante o exercício no calor é consumir 8 onças fluidas a cada 15 minutos ou mais. Por fim, uma maneira simples de avaliar sua hidratação é realizar o “teste de urina”. Quando você urinar, avalie a cor da sua urina, quanto mais próximo do claro, mais hidratado você está, e quanto mais escuro o amarelo, mais desidratado você está.
Facilidade para isso: Exercitar-se no calor leva tempo para se acostumar. Leve em consideração a temperatura, umidade e hora do dia ao treinar nos meses mais quentes. À medida que a temperatura e a umidade aumentam, reduza um pouco o seu exercício ao ar livre e permita-se até duas semanas para se acostumar com o treinamento no calor. Evite treinar no meio do dia, quando os raios do sol estão em sua maior intensidade.
Traje: Certifique-se de se vestir adequadamente. Roupas de cores claras e leves são ideais e, se você puder usar roupas de desempenho ou de ajuste seco, use-as. Cores mais escuras tendem a atrair o sol, então evite usá-las.
Ferramentas: As ferramentas para gerenciar o calor incluem combustível, óculos escuros e chapéus. Certifique-se de abastecer adequadamente seu corpo antes de se exercitar no calor para evitar tonturas e náuseas, que podem ser exacerbadas pelo calor. Ter um pedaço de fruta ou barra energética à mão é uma boa ideia, caso você comece a se sentir tonto ou tonto. Óculos de sol e chapéus são ótimos protetores adicionais do sol.
O verão é um ótimo momento para aumentar a atividade física e o exercício. No entanto, antes de sair, certifique-se de suar primeiro, para que você possa ficar seguro no sol.