Principais maneiras pelas quais as pessoas em forma se machucam na academia

Mesmo se você estiver relativamente em forma e acostumado a malhar na academia, alguns erros aqui e ali podem aumentar o risco de lesões. Para se manter o mais saudável possível, fique atento a esses erros comuns de treino que até os frequentadores de academia cometem. Felizmente, eles são fáceis de corrigir quando você sabe o que procurar.

Pular o aquecimento

Uma maneira óbvia de as pessoas reduzirem o tempo de um treino quando estão com pressa é ignorar ou acelerar o aquecimento. Mas está tudo bem? Não. Na verdade, pode aumentar o risco de lesões. O aquecimento aumenta a temperatura corporal central, melhora a elasticidade muscular e a amplitude de movimento nas articulações, aumenta a taxa de oxigênio sendo entregue aos músculos em atividade e muito mais. Tudo isso permite que seu corpo se acostume gradualmente a uma intensidade maior para que você possa ter um desempenho melhor e mais seguro à medida que o treino avança.  

Indo para o familiar… sempre

Se você quase sempre gravita para os mesmos formatos de aula de fitness, aparelhos aeróbicos e/ou equipamentos de treinamento de força, planeje misturar mais para que o treinamento cruzado se torne sua norma semanal. O treinamento cruzado desafia seu corpo com variedade, tornando-o uma abordagem confiável para melhorar o condicionamento físico geral, ao mesmo tempo em que evita lesões por uso excessivo devido a desequilíbrios musculares e rotinas repetitivas.

Entregando-se a distrações digitais

Ocasionalmente, olhar para o seu rastreador de atividades durante um treino pode ajudá-lo a reconhecer quando relaxar (bom para prevenir lesões) ou se esforçar mais (bom para obter melhores resultados). Mas consultar constantemente um wearable ou aplicativo em seu telefone pode levar a um culpado comum por lesões na academia: desatenção.

Quando você se distrai em uma esteira em movimento rápido ou ao manusear pesos pesados, aumenta o risco de lesões. Jogue pelo seguro e fique no momento.

Sobrecarga em uma coisa boa

A maioria das pessoas luta para não fazer exercícios suficientes ou cortar atalhos quando se exercita, o que não ajuda muito na promoção da saúde. Mas o cenário oposto, exagerar no volume ou intensidade do exercício também aumenta o risco de lesões.

Se você é o tipo de frequentador de academia que costuma frequentar duas ou mais aulas consecutivas de condicionamento físico, ou alguém que se esforça ao máximo em todos os treinos, pode estar sobrecarregando seu corpo além do apropriado.

Um programa de condicionamento físico recreativo completo exige uma variedade de níveis de intensidade ao longo da semana. Para esse fim, evite aulas consecutivas de condicionamento físico se os formatos forem semelhantes (por exemplo, ambos os exercícios com foco cardiovascular). É melhor fazer uma aula de cardio e depois passar para uma atividade complementar, como condicionamento muscular, ioga ou alongamento.   

Permanecendo consistente, mas sem objetivo

Se você já vai à academia toda semana, está no caminho para melhorar a saúde e o condicionamento físico. Kudos para você! No entanto, pode ser hora de aumentar a aposta para uma melhor promoção da saúde e prevenção de lesões, garantindo que você tenha um programa de exercícios sólido.

O plano certo o ajudará a saber quais pesos você deve levantar e por quê. E quais exercícios são melhores para você e seus objetivos. Há algum movimento ou equipamento que você deva evitar? Quanto mais preparado você estiver para cada treino, melhores serão os resultados. Considere contratar um personal trainer que possa ajudá-lo a seguir o melhor e mais seguro curso de ação.         

Fazer alguns ajustes na academia para aumentar a segurança e a eficácia dos exercícios pode ajudar bastante a manter-se livre de lesões no curto prazo e no futuro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *