Mês de conscientização sobre doenças cardíacas: faça uma coisa para salvar sua vida

Fevereiro é o mês de conscientização das doenças cardíacas. Embora a maioria das mulheres saiba o que precisa fazer para viver uma vida mais saudável, muitas relatam que a família, as responsabilidades de cuidar, a fadiga e a falta de tempo pessoal as impedem de priorizar o bem-estar. Saiba por que fazer do autocuidado uma prioridade pode ser a coisa mais importante que você faz para a saúde do coração e para a qualidade de vida geral.

Infelizmente, nem sempre o conhecimento se traduz em ação. Embora bem informadas sobre o que é necessário para viver uma vida mais saudável, muitas mulheres relatam que a família, as responsabilidades de cuidar, o cansaço e a falta de tempo pessoal as impedem de priorizar o bem-estar (Mosca et al., 2011). Somos cuidadores destemidos e muitas vezes colocamos as necessidades dos outros à frente das nossas até sermos obrigados a agir por uma grave crise de saúde. A peça de prevenção para a saúde do coração sempre será problemática até que reconheçamos o quão importante é e comecemos a priorizar o autocuidado.

Michelle Segar, Ph.D., aborda esta questão em seu livro, No Sweat: How the Simple Science of Motivation Can Bring You a Lifetime of Fitness . Ela oferece uma mensagem fortalecedora de que o autocuidado não é “egoísta”. Em vez disso, é o combustível que nos permite estar lá mais plenamente para as pessoas e causas com as quais nos preocupamos profundamente. Segar destaca o paradoxo promissor do autocuidado ao compartilhar: “Quanto mais energia você dá para cuidar de si mesmo, mais energia você tem para todo o resto” (Segar, 2015).

De acordo com Segar, dar a si mesmo “permissão” para reservar tempo em seu dia para atividades saudáveis, como exercícios regulares, é a principal mudança de mentalidade necessária para dar os primeiros passos ousados em direção ao autocuidado diário. A prática da permissão o capacita a retomar o controle de suas escolhas e o conecta a razões significativas e motivadoras para buscar e manter uma boa saúde. O que antes parecia uma tarefa ou compromisso adicional com sua agenda já sobrecarregada, torna-se um “presente” que você dá a si mesmo e às pessoas com quem você se importa profundamente (Segar, 2015).

Colocar-se em primeiro lugar pode parecer desconfortável inicialmente, mas à medida que você colhe as recompensas físicas e emocionais de um estilo de vida saudável, sua confiança e motivação para fazer mudanças aumentarão. Experimente estas cinco ideias para praticar a permissão este mês e comece a sentir os benefícios transformadores do autocuidado. Se entregue:

  • Permissão para reivindicar saúde e felicidade como seu direito de nascença. Sentir-se digno de todo o potencial de sua vida lhe dará a centelha de coragem necessária para criar espaço e tempo em sua agenda lotada para manifestar a vida saudável que você merece. Tente criar um mantra de bem-estar como “Minha saúde e minha vida são importantes” para superar os sentimentos iniciais de medo e dúvida.
  • Permissão para priorizar sua programação diária em torno do autocuidado. Posicionar suas necessidades no topo de sua lista de tarefas reconhece os benefícios de recarregar seu corpo, mente e espírito para que você possa estar lá mais plenamente para si e para os outros. Tente começar o dia com uma prática matinal, como meditação silenciosa, diário ou exercício, para validar sua intenção de fazer do bem-estar uma prioridade.
  • Permissão para reservar tempo em seu dia para atividades exclusivas para “você”. Ter tempo para interesses pessoais e hobbies criativos que trazem alegria e satisfação à sua vida conecta você a razões significativas para cuidar melhor de sua saúde. Tente reformular hábitos saudáveis, como exercícios, como veículos que apóiam valores pessoais mais profundos, como o amor por viagens ou o desejo de viver bem na liberdade de seus anos de aposentadoria.
  • Permissão para pedir e aceitar ajuda de outras pessoas. Aprender a comunicar eficazmente suas necessidades e aceitar ajuda para aliviar a carga libera tempo precioso, energia e motivação para investir em atividades que melhoram a saúde. Tente compartilhar suas intenções de autocuidado com pessoas importantes em sua vida e pedir seu apoio em sua jornada.
  • Permissão para dizer “não” mais liberalmente. Criar limites saudáveis em torno de seu tempo, energia e bem-estar emocional garante que haja algo no “banco” para você. Tente fazer uma lista de coisas em sua vida, como hábitos e mentalidades pouco saudáveis que não lhe servem mais, e depois escolha uma para praticar a arte de dizer “não”.

Maya Angelou disse uma vez: “Nada funciona a menos que você faça”. Em homenagem ao mês Go Red for Women, dê um salto corajoso para o autocuidado. Entre em contato com um amigo e apoie-se mutuamente para trabalhar com esta lista de permissões poderosas. Você pode se surpreender ao descobrir que praticar o autocuidado diário não apenas salva sua vida, mas faz com que realmente valha a pena ser vivida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *