Cerca de um terço das crianças americanas de 10 a 17 anos estão acima do peso ou obesas, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças, e menos de 25% das crianças recebem os 60 minutos recomendados de atividade física de intensidade moderada por dia recomendado pelo American Associação Médica.
A interação com a tecnologia, vida urbana, pressões acadêmicas e outros fatores se combinaram para criar taxas historicamente baixas de atividade física juvenil.
Pais, professores e educadores físicos devem perceber e ajudar a educar outras pessoas sobre a importância da atividade física frequente para as crianças. Conscientizar e apoiar isso é mais essencial agora do que nunca, porque nunca antes foi tão perturbador para nossas vidas adultas.
- Se um professor deseja que seus filhos sejam ativos durante o dia, a falta de programas de educação física financiados pode exigir que o professor médio também assuma o currículo de educação física.
- Testes padronizados em sala de aula fazem com que os professores temam por seus empregos, então o tempo gasto em atividades não diretamente relacionadas às disciplinas acadêmicas é considerado um “risco” por muitos.
- A urbanização diminuiu a quantidade de espaço que as crianças têm para passear e brincar. Muitas vezes, os pais precisam acompanhar as crianças a parques ou espaços abertos.
- A interação inativa com a tecnologia é um meio fácil e conveniente para ocupar o tempo e a energia das crianças, permitindo aos adultos mais “tempo livre”. Os adultos devem valorizar a atividade física para si e para seus filhos, muitas vezes à custa de “paz e sossego”.
Essas são apenas algumas das interrupções em nossas vidas adultas que devemos aceitar para restaurar uma cultura jovem ativa e saudável. Nessa interrupção, no entanto, saiba que aspectos essenciais do desenvolvimento físico, cognitivo, comportamental e social estão ocorrendo quando as crianças se exercitam com frequência.
Por que as crianças devem se exercitar? Aqui estão as 10 principais razões pelas quais ajudar as crianças a se tornarem ativas mais uma vez vale a pena interromper nossas vidas adultas:
- Crianças que são ativas 60 minutos por dia demonstram taxas mais baixas de obesidade.
- Maiores taxas de atividade em crianças têm sido associadas a pontuações mais altas em testes de leitura e matemática.
- O desenvolvimento físico (corpo) e cognitivo (cérebro) andam de mãos dadas. Embora isso continue por toda a vida, esse relacionamento é mais crítico em uma idade jovem. Quando as crianças estão ativas, seu cérebro se desenvolve, permitindo novos tipos de atividade.
- A atividade lúdica que requer um alto grau de entrada sensorial (visão, som, toque, etc.) ajuda a desenvolver uma ampla gama de habilidades que tornam a atividade física mais agradável mais tarde na vida.
- A atividade física frequente tem sido associada a um melhor comportamento na sala de aula e fora dela.
- Parece que crianças ativas são mais propensas a se tornarem adultos ativos.
- Foi demonstrado que a atividade aeróbica aumenta o tamanho das estruturas cerebrais essenciais e o número de conexões neurais.
- Atividades frequentes que exigem um alto grau de equilíbrio e coordenação têm sido associadas a uma melhor resposta emocional.
- O exercício frequente diminui os sintomas de depressão e ansiedade em crianças.
- A prática regular de exercícios com crianças promove a autoeficácia em relação à saúde e à autoimagem.
Tirar o tempo acadêmico como professor para manter as crianças ativas é um desafio. Interromper a paz e a tranquilidade oferecidas por um iPad e fones de ouvido infantis é difícil de vender. Tirar um tempo de nossas vidas já lotadas como adultos para permitir que as crianças tenham a oportunidade de serem ativas pode parecer uma batalha difícil para quase todos.
Como você pode ver, no entanto, exercícios e atividades frequentes para crianças são essenciais para sua capacidade de se tornarem adultos felizes, saudáveis e ativos. Você aceita o desafio?