1. Antes de começar, reserve um tempo para examinar seus hábitos atuais.
Saber onde você está revela exatamente quais mudanças você precisa fazer para atingir suas metas diárias. Antes de iniciar o que chamo de Projeto de Estilo de Vida, examinei meus hábitos alimentares e de exercícios. Fiquei surpreso ao saber que estava comendo 36 gramas a mais de gordura do que deveria diariamente, o que equivale a 324 calorias de gordura extra por dia. Saber o que mudar em seu estilo de vida é um primeiro passo importante.
2. Encontre parceiros que o responsabilizem.
Meu filho de 16 anos é um mestre do amor duro. Quando estou indo para a cozinha para um lanche extra, ele pode me parar no meio do caminho com um revirar de olhos e um “Sério?!” Minha esposa me apoiou de uma maneira diferente, me ajudando a pesquisar receitas e me incentivando a ir à academia nas manhãs que eu estava me arrastando um pouco. Ambos os tipos de apoio foram essenciais em momentos diferentes.
3. Pequenas mudanças se acumulam rapidamente, portanto, fique atento sempre que fizer uma refeição ou lanche.
Muitas pessoas, inclusive eu, tendem a adotar uma abordagem de tudo ou nada para comer bem. Um dia ou mesmo uma refeição não precisa ser perfeito para ser um passo na direção certa. Então, talvez você não consiga resistir a uma refeição rica em gordura um dia. Você pode comer uma porção menor ou substituir por um prato mais saudável? Lembre-se, o objetivo geral é alcançar um equilíbrio de longo prazo em sua dieta, reaprendendo a comer bem e estabelecendo novos hábitos.
4. Tenha metas diárias e semanais.
Talvez o que mais me surpreendeu no ano passado foi o valor que considerei ter metas de curto prazo e um plano concreto. Isso me permitiu focar no processo e não no progresso. Um objetivo elevado de longo prazo pode ser motivador, mas não vai motivá-lo dia após dia. Em vez disso, acorde com um plano todos os dias – um limite de calorias, uma meta de macronutrientes ou uma ida programada à academia. Dessa forma, você pode ter uma sensação de dever cumprido a cada dia ou uma nova oportunidade de atingir metas no dia seguinte a um deslize.
5. Trate as férias como uma pausa no estresse, não como uma pausa nas coisas que o mantêm saudável, feliz e centrado.
Existem elementos de sua rotina diária que devem ser mantidos nas férias, mesmo que devam ser modificados. Não é provável que você mantenha seus hábitos alimentares típicos ou rotina de exercícios, mas fazê-lo o máximo possível permitirá que você mantenha os ganhos obtidos e leve a uma transição mais suave de volta ao normal quando chegar em casa.
6. Encontre atividades que você goste.
Isso tira o foco do número de minutos que você passa na academia ou na esteira em casa. Em vez de se mover por um período definido em um esforço para alcançar seus objetivos, encontre algo de que goste e faça-o sempre que puder. Quanto menos a atividade física parecer uma tarefa adicionada à sua programação diária, maior a probabilidade de você seguir seu plano. E, quando o tédio bater, não tenha medo de mudar as coisas. Experimente uma nova aula de condicionamento físico ou participe de um novo esporte ou atividade ao ar livre.
7. Tente não se concentrar em seus “fracassos”.
Quando se trata de fazer uma mudança abrangente no estilo de vida, os deslizes são inevitáveis. Mantenha-os em perspectiva e reserve um momento para considerar onde e por que você teve um breve lapso e, em seguida, leve essa lição adiante com você. Lembre-se, você terá um novo conjunto de metas para focar no dia seguinte.
8. Concentre-se no progresso, não na perfeição.
Não importa o conjunto de regras que você estabeleça para si mesmo, não espere perfeição. Eu sei como é um dia ideal de alimentação para mim, mas isso não significa que eu o alcance todos os dias, ou mesmo na maioria dos dias. Também sei quanto exercício preciso, mas ainda há dias em que simplesmente não consigo me arrastar para a academia depois do trabalho. Tive que aprender que alguns dias serão melhores do que outros e apenas fazer o meu melhor para voltar aos trilhos na próxima oportunidade e seguir em frente.
A mudança de estilo de vida é fazer a melhor escolha possível sempre que possível. Se você fizer isso, os resultados virão. Tantas pessoas – e certamente não sou imune a isso – tendem a se punir pelo menor deslize, dizendo coisas como: “Eu não deveria ter comido aquela terceira fatia de pizza. Eu nunca vou perder peso” ou “Eu deveria ter levantado pesos hoje como planejei. Acho que vou começar de novo na próxima semana. Um lapso momentâneo não precisa levar a uma recaída em seus comportamentos anteriores, então dê uma folga. Lembre-se, estamos falando de uma verdadeira mudança de estilo de vida, e isso dura toda a vida.