Os últimos dias de verão estão acabando e as aulas estão prestes a começar!
Qualquer mudança de horário é desafiadora, principalmente para as crianças. As primeiras semanas de aula são um período difícil para os pais e professores captarem e canalizarem as energias das crianças de forma eficaz. A boa notícia é que algumas estratégias simples de movimento podem ajudar a limpar as teias de aranha mentais e físicas causadas por um verão de “folga”.
O corpo e o cérebro têm uma relação recíproca. O cérebro diz ao corpo o que fazer e, em seguida, o corpo devolve as informações ao cérebro, ajudando-o a decidir o que dizer ao corpo para fazer a seguir. Quando o cérebro e o corpo trabalham juntos com frequência para superar desafios, ambos continuam a se desenvolver por toda a vida.
Além disso, mais e mais pesquisas sobre crianças estão descobrindo que quando elas se movem mais, elas não apenas tornam seus cérebros melhores para orientar o movimento, mas também melhoram sua capacidade de aprender.
Abaixo estão três maneiras pelas quais o movimento pode ajudar a focar e até mesmo expandir a energia física e mental das crianças (e dos adultos) nesta temporada de volta às aulas. Essas atividades podem ajudar a construir cérebros e corpos mais fortes. Faça-os em casa ou na sala de aula.
Aumente a Frequência Cardíaca
O cérebro precisa de oxigênio e glicose para funcionar de forma eficaz. Assumindo que somos saudáveis e prósperos, essas “coisas boas” chegam ao nosso cérebro quando nosso sangue circula. Mais circulação significa mais coisas boas para o cérebro. Qual é a maneira mais fácil de aumentar a circulação sanguínea? Jogada!
Qualquer atividade que aumente nossa frequência cardíaca ajuda a levar mais oxigênio e glicose ao cérebro. A pesquisa sugere que o exercício aeróbico em particular pode aumentar o desenvolvimento do hipocampo, a área do cérebro amplamente responsável pela memória e aprendizado. Além disso, o exercício aeróbico parece aumentar a quantidade de “Fator Neurotrópico Derivado do Cérebro (BDNF)” que auxilia no crescimento das células cerebrais.
Experimente esta atividade aeróbica rápida, simples e divertida para aumentar a capacidade cerebral:
ABC Aventuras
- As crianças começam em pé.
- Comece contando uma história simples (invente algo). Instrua as crianças a correrem no mesmo lugar o mais rápido que puderem quando ouvirem uma palavra que comece com a letra “G”.
- As crianças continuam a correr no mesmo lugar até ouvirem uma palavra que começa com a letra “S”.
- Ao ouvirem a letra “S” da história (por exemplo, “eu vi…”) devem ficar paralisados em uma perna e manter o equilíbrio até ouvirem a letra “G” novamente.
- Se eles não conseguirem se equilibrar pelo tempo apropriado, eles devem fazer polichinelos e, em seguida, podem voltar ao jogo.
- Continue por dois a três minutos.
- Considere adicionar outros movimentos designados por letras (por exemplo, sentar, pular no mesmo lugar, girar em círculo, etc.).
Cruzar a linha média
O cérebro é formado pelos hemisférios esquerdo e direito, cada um com funções importantes e distintas. Uma importante “ponte”, chamada de corpo caloso, conecta os dois lados do cérebro e permite que as informações passem de um lado para o outro.
A “linha média” do corpo é uma linha imaginária que essencialmente corta nosso corpo em duas metades iguais, direita e esquerda, começando em nossa cabeça e terminando em nossos pés. Quando realizamos uma ação que exige que cruzemos essa linha média (por exemplo, levar a mão direita ao quadril esquerdo), é necessária uma grande quantidade de informações para passar rapidamente pelo corpo caloso a fim de coordenar os dois hemisférios do cérebro.
Essa grande e rápida transmissão de informações ajuda a melhorar as conexões entre os dois hemisférios do cérebro. O resultado é uma melhor coordenação física e cognição mental.
Experimente esta atividade “cruzar a linha média” para coordenação e concentração incríveis!
Textos explicativos malucos
- As crianças começam em pé.
- Instrua-os a conectar um membro ou apêndice do lado direito do corpo a um membro ou apêndice do lado esquerdo do corpo. Por exemplo, “toque o polegar direito na rótula esquerda”.
- À medida que as crianças conseguem acompanhar os comandos, aumente a velocidade e a dificuldade das tarefas.
- Para aumentar o desafio, peça-lhes que fechem os olhos ou fiquem em uma perna só.
- Continue por um a dois minutos, ou pelo tempo que as crianças estiverem envolvidas.
Ritmo
Algum grau de ritmo, cadência e sincronia fazem parte de quase todos os movimentos que o cérebro e o corpo trabalham juntos para criar. Essas habilidades “temporais” também são essenciais para habilidades acadêmicas, como compreensão de linguagem e gramática.
Pesquisas sugerem que, quando as crianças aprendem a seguir o ritmo por meio da dança e de outras atividades, isso melhora a capacidade de comunicação dos neurônios do cérebro. O resultado é uma melhor coordenação, além de um processo de aprendizado mais organizado, eficiente e eficaz.
Desafie seus filhos com um pouco de ritmo para mega poder mental.
Movendo-se para a batida
- As crianças começam em pé.
- Selecione um exercício calistênico simples, como um polichinelo.
- Selecione uma criança (ou se for individual, o instrutor). Esta criança começa definindo um tempo de “batida” batendo palmas, pisando forte ou fazendo qualquer outro som rítmico.
- O restante das crianças (ou criança) deve realizar o exercício calistênico nesse ritmo.
- A cada cinco segundos, aproximadamente, aponte para outra criança assumir o ritmo, na cadência que desejar. Ou alterne entre instrutor e criança.
- O grupo de crianças deve ajustar sua cadência de movimento para combinar com o tempo.
- Continue por um ou dois minutos, ou enquanto as crianças estiverem engajadas.
Essas são apenas três das muitas maneiras pelas quais o movimento pode concentrar e expandir a energia física e mental de uma criança. Use essas atividades como um começo e continue a se mover, brincar e promover o desenvolvimento do corpo e do cérebro. Visite esta lindíssima chácara a venda no interior de São Paulo.